Já tem o sistema operativo instalado e a funcionar. Agora, uma questão importante: como é a segurança no Windows 7?
O 7 é o mais seguro de sempre?
Sim, mas isso não quer dizer que não seja vulnerável. A verdade é que a Microsoft fez um grande esforço para fazer do 7 uma verdadeira fortaleza, mas não há fortalezas intransponíveis. No entanto, também aqui, a Microsoft fez um grande esforço por ajudar a simplificar o controlo do utilizador sobre o sistema. O Windows 7 estreia o Centro de Acção. Este é um aperfeiçoamento do Centro de Segurança que estreou com o Service Pack 2 do Windows XP (e continuou a existir no Vista).
O Centro de Acção dá acesso directo às ferramentas de segurança, manutenção e cópia de segurança do Windows 7. Também é o responsável por emitir avisos sempre que há algo que não está bem. Por exemplo, se é preciso actualizar o antivírus ou o Windows.
O Windows 7 inclui o Windows Defender (com protecção anti-sypware) e a Microsoft já está a disponibilizar nos Estados Unidos uma beta do Microsoft Security Essentials, um pacote de aplicações destinadas a reforçar a segurança do sistema. Para não ser acusada de "monopolista" a empresa decidiu oferecer estes programas como opcionais. Não sabemos quando vai ser possível instalá-los na Europa, mas à partida será em Novembro.
O Windows 7 continua a incluir Controlos Parentais que permitem estabelecer limites à utilização de algumas aplicações. No entanto, já não há qualquer tipo de filtros para a Web ou a monitorização de actividades dos utilizadores. Mais uma vez, a Microsoft precaveu-se para não suscitar problemas com empresas que têm produtos que efectuam essas funcionalidades.
Diga-me, por favor, que acabaram aqueles avisos de segurança sempre que queremos instalar ou mexer em qualquer coisa do sistema?
Não, não acabaram. Mas agora é mais fácil controlar a "sensibilidade" do Controlo de Conta de Utilizador. Há um menu mais simples de perceber e o número de acções que despoletam avisos é inferior às que existiam no Windows.
E o que é o Bit Locker to go?
O Windows Vista já tinha estreado o Bit Locker. Uma funcionalidade que permitia proteger com encriptação todos os dados contidos dentro de determinado disco rígido. Agora, nas versões Ultimate e Enterprise, o Windows 7 faz o mesmo, mas para qualquer suporte de armazenamento amovível. Um disco rígido portátil ou, por exemplo, uma comum pen drive. O sistema é muito simples de utilizar e é compatível com todos os formatos FAT, bem como NTFS.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário