Windows 7 é um pouco mais rápido que Vista e XP
Uma das maiores críticas ao Windows Vista é a sua lentidão, problema mais grave em computadores mais antigos, com processadores mais lentos e menos memória. Por isso, os donos destes computadores muitas vezes ficaram com o XP.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8wVr95VSIKgIRHE75pyHNTr8fQw-IGiBYHTMGj8db8OmveaLxWz4IqXFqjs36fTVK9kMpK7F0aIDVfx2K6z3vduFnqEfaP_HgiyVEy2PG5LhDaCi8KPtCh1eXzu0_hAtJIs8ZkunkH9Jx/s320/images.jpg)
Com o lançamento do Windows 7, neste dia 22 de Outubro, a Microsoft programa a retirada gradual do Windows XP. Após 18 meses do lançamento ou após o lançamento do primeiro pacote de serviço do Windows 7, o que acontecer primeiro, a Microsoft não mais permitirá que empresas vendam computadores com opção de downgrade para o XP. Em 8 de Abril de 2014 a Microsoft não vai mais aceitar ligações de suporte e nem oferecer pacotes de segurança para o Windows XP.
Com isso, há a preocupação dos usuários em relação à velocidade do novo Windows, especialmente nos computadores mais antigos, que ainda utilizam o XP e podem se ver obrigados a migrar para a nova versão.
Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia para comparação entre os sistemas operacionais, o Windows 7 foi mais rápido que o Vista, nem sempre de maneira significativa. Para algumas tarefas ele foi também mais rápido que o XP.
No teste realizado pela PC World dos EUA, entre o Windows Vista e o 7, o segundo apresentou melhores resultados, mas no geral, não é nada que possa ser percebido pelo usuário.
Em geral, esse teste mostrou que, dependendo da configuração dos computadores, um sistema tem vantagem sobre o outro. Na inicialização, por exemplo, o Windows 7 deixa alguns programas que antes seriam inicializados junto com o computador para iniciar quando for necessário. Isso traz diferenças mais acentuadas em algumas máquinas, com mais serviços desse tipo.
Nos notebooks, o Windows 7 conseguiu optimizar a vida útil da bateria, apenas um minuto no pior dos casos, ou 15 no melhor. Na pior das hipóteses a bateria durará o mesmo que no Vista.
Na tarefa de abrir aplicativos, o Vista teve vantagem —a maior diferença foi na inicialização do Photoshop CS4, no HP Pavilion a6710t, rodando as versões Ultimate 64-bit, o Vista demorou 2,7 segundos para abrir o programa e o 7 demorou 9,6s.
Neste teste também foi percebido que a diferença entre as versões 32-bit e a 64-bit do Windows 7 é muito mais acentuada do que a que existe entre as 2 versões do Windows Vista, mostrando que para quem possui os requisitos necessários para a versão 64-bit (processador compatível e 4GB de memória RAM), esta será vantajosa no Windows 7.
Para quem possui computadores com menos memória e processador mais lento, o ideal é diminuir os recursos gráficos, escolhendo pelo tema Windows Basic ou Windows Classic, que desabilitam o aero e as opções de transparência, deixando o sistema mais leve.